22 de dezembro de 2017

Planejamento de ano novo: está na hora de começar o seu

Planejamento de ano novo: está na hora de começar o seu

2018 está chegando e você já pensou nas ações que fará para alavancar o crescimento da sua farmácia? Elaborar um planejamento de ano novo é fundamental para organizar as ideias e colocá-las em prática.  

De acordo com Marcelo Cristian, farmacêutico e professor de gestão estratégica, liderança e marketing para gestores, as melhores estratégias para um bom planejamento de ano novo estão vinculadas ao mapeamento do que se tem hoje, de onde se quer chegar e como se quer fazer isso. 

Não sabe por onde começar? Marcelo, que também é consultor especialista em desenvolvimento de rentabilidade nas farmácias da Desenvolva Consultoria, explica como elaborar um planejamento de ano novo eficiente. 

Primeiro passo: reunir e analisar os indicadores do ano de 2017 

INDICADORES 
A. Como foi a performance de cada indicador de desempenho da farmácia? B. Quais as categorias que mais cresceram, caíram e se mantiveram? 

VENDEDORES 
C. Quem performou muito bem e atingiu o potencial? D. Quem se destacou? Qual o destaque e como foi essa performance? E. O que esses profissionais de destaque fizeram? F. Quem caiu, comparando 2016 x 2015? Por quê caiu? 

COMPARAÇÃO 
G. Quais os tópicos de 2017 que merecem sua atenção no ano que vem? H. Comparando seu planejamento de 2016 com o realizado, quais foram os principais desafios? Como evitar os mesmos erros? I. Quais atitudes que devemos tomar em 2018? 

AÇÕES 
J. O que fará para resolver os pontos levantados? 

Colocando as ações do planejamento de ano novo em prática 
Após a análise, o próximo passo do planejamento de ano novo é colocar as ações para 2018 em prática, conforme explica Marcelo: 

1 - Faça um planejamento por departamento 
2 – Marque uma reunião com todos e entregue a lição de casa: bater as metas no próximo ano 
3 – Solicite o apoio da equipe para novas ideias 
4 – O que nunca pode deixar de ser feito: investir em qualificação, ampliar a qualidade do serviço, diminuir a burocracia, isto é, fazer com que todos sejam cada vez mais rápidos e  eficientes
5 – Organizar os calendários de eventos e treinamentos, férias e de ações promocionais 
6 – Definir os orçamentos para as atividades levantadas

“É preciso observar os números e fazer tudo com base em fatos e dados. Digo isso, pois algumas farmácias e seus gestores ficam preocupados com a concorrência e se imobilizam frente as inúmeras possibilidades que existe dentro do próprio estabelecimento. O que você não fez ainda e que te dará um resultado diferente? Encontre um posicionamento, algo que te faz único e exclusivo, algo que o cliente só encontrará na sua loja. Esse diferencial competitivo pode ser feito de várias formas e por diversos pontos (produtos, serviços), mas vale lembrar que quando aplicado na equipe é mais difícil de se copiar. Os indicadores de desempenho devem ser os balizadores do seu negócio”, finaliza Marcelo. 
 
E a ANB Farma pode deixar seu planejamento de ano novo ainda mais completo. Aqui você encontra as melhores marcas do mercado para deixar a sua farmácia abastecida para 2018.

Compartilhe: