12 de março de 2019

Outono: sua farmácia com mais vendas na nova estação

Outono: sua farmácia com mais vendas na nova estação

O outono vem aí e você já começou a pensar no novo mix da sua farmácia? Nessa época crescem os casos de infecções respiratórias como gripes e resfriados, além de sintomas como congestão nasal, irritação na garganta, crises alérgicas entre outros.

Fatima Merlin, diretora da Connect Shopper, consultora de varejo e shopper marketing e especialista em gerenciamento por categorias, informa que planejar as compras do PDV com antecedência e precisão é imprescindível para minimizar a falta de produtos ou tê-los em excesso.

Para isso, a consultora explica que é necessário:

  1. Analisar o histórico de vendas;
  2. Avaliar a sazonalidade, no caso o outono, e a atuação do PDV no momento presente considerando erros e acertos;
  3. Monitorar cuidadosamente os passos de seus concorrentes;
  4. Monitorar as tendências e verificar aquelas que façam sentido de fato ao perfil da loja e do público e que estejam alinhadas a estratégia;
  5. Programar cada atividade (introdução, comunicação, preço, promoção entre outros) com novidades motivadoras;
  6. Buscar os principais fornecedores e compartilhar as ideias para fechar parcerias o quanto antes, garantindo que o investimento será feito na própria farmácia.
"Resumindo, é importante acompanhar e avaliar as tendências e lançamentos, para não deixar de fora as novidades, não adquirir grandes quantidades de mercadorias e, ainda, checar os indicadores internos e externos dos anos anteriores para fazer a previsão das aquisições levando em conta também a situação atual do estabelecimento. O planejamento adequado e a execução impecável são cruciais."

Aquecendo as vendas no outono
Para a professora Teresa Cristina Zanon, conselheira do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR), o outono traz diversas oportunidades para o canal farma, pois é o momento em que as indústrias lançam suas campanhas, ou seja, é a prévia do inverno, iniciando os ciclos promocionais de produtos da época.

Assim, o layout do comércio deve estar de acordo com o planograma desenhado para cada segmento, obedecendo um posicionamento e a participação de mercado dos artigos que mais ou menos vendem. Além disso, a exposição pode contar com a ajuda dos materiais promocionais para aumentar a visibilidade como displays de chão e de balcão, e encartes de ofertas, por exemplo.

Fátima complementa informando o quanto é fundamental criar soluções para os clientes, isto é, inspirá-los a comprar já que muitos dos itens não são adquiridos regularmente. Para isso, vale expor aqueles que são correlatos conjuntamente.

E na ANB Farma sua farmácia encontra o melhor do outono. Trabalhamos com as principais marcas das categorias de MIPs, RX, dermocosméticos e HB para o seu PDV ter muito lucro na nova estação.

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