Estamos no auge da estação mais fria do ano e manter a farmácia abastecida com um bom mix de inverno é fundamental para evitar rupturas e aproveitar todas as oportunidades que a época oferece para os estabelecimentos.
De acordo com Milene Santanna, gerente de grupo de Farma da FQM e Rodolpho Leite, gerente de produto linha respiratória e otológica da FQM, nesse período é comum o aparecimento de doenças como as rinites, sinusites, faringites, otites, alergias, gripes e resfriados acompanhadas de sintomas como a congestão nasal e tosses. “Classificamos o conjunto dessas patologias como IVAS - infecções das vias aéreas superiores”, adiciona Rodolpho.
Diante de tantos problemas, os gerentes explicam que o mix de inverno dos pontos de venda devem ser compostos pelos principais medicamentos isentos de prescrição como os descongestionantes nasais, principalmente à base de cloreto de sódio; analgésicos; anti-inflamatórios; antitérmicos, remédios para tosse e os antivirais. Segundo Milene, a classe aparelho respiratório dos MIPs, que engloba os itens como antigripais, antiasmáticos, descongestionantes nasais e anti-histamínicos, movimenta cerca de R$ 2 bilhões no ano. “A categoria cresceu 6% em unidades e 14% em valores nos últimos 12 meses móveis (PMB - MAT ABR17)”, complementa a gerente de grupo de Farma da FQM.
Ampliando as vendas com um bom mix de inverno
Milene afirma que, principalmente no segmento sazonal, é preciso ter um mix de inverno mais reforçado, pois alguns clientes podem querer adquirir mais unidades de um determinado medicamento. Rodolpho complementa informando sobre a importância da rápida reposição da prateleiras para que não falte produtos já que a procura é grande.
Sobre a exposição, os gerentes ressaltam o quanto é essencial colocar os itens que compõem o mix de inverno aos olhos do consumidor. Uma dica dada por Milene é apostar também na exposição nos check-outs que facilitam as compras por impulso.
Outra recomendação dada pela gerente de grupo de Farma da FQM é para que os atendentes da farmácia tenham a noção de quais MIPs estão disponíveis no PDV, para que são indicados e, ainda, onde estão expostos, pois são ações que facilitam as vendas.
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