14 de agosto de 2017

Gestão eficiente do estoque: peça-chave para manter seu negócio em dia

Gestão eficiente do estoque: peça-chave para manter seu negócio em dia

Em qualquer comércio, a gestão eficiente do estoque é fundamental para a sustentabilidade financeira do negócio. E no canal farma não é diferente, já que uma boa administração traz mais vendas, menos perdas e um consumidor mais fiel e feliz.

Para Vivian Angiolucci, diretora executiva de Neo Química, uma gestão eficiente do estoque é peça-chave em qualquer operação de varejo. Por isso, entender o limite entre o estoque em casa (análise de demanda) e o capital livre para investir em melhorias da operação é um fator essencial. “O risco de um mal gerenciamento pode acarretar rupturas e perda de clientes, o que não é tão fácil reverter”, adiciona.

Como fazer uma gestão eficiente do estoque?
Vivian explica que, para fazer uma gestão eficiente do estoque, é necessário conhecer profundamente os hábitos de consumo dos shoppers de cada PDV e o perfil de prescrição dos médicos da região. Outro ponto de extrema relevância é preparar-se para as ações promocionais e sazonalidades como, por exemplo, considerar o aumento de venda dos antigripais durante o inverno ou dos antiácidos no final do ano.

A diretora executiva de Neo Química ainda sugere às farmácias avaliar, por SKU, suas vendas médias diárias, assim como sua variação ao longo da semana e do mês, dado que o recebimento dos salários impacta nas vendas. Além disso, para uma gestão eficiente do estoque, é preciso considerar o prazo de reabastecimento dos fornecedores e a frequência de colocação de pedidos. A presença dos produtos na mídia também não deve ser descartada, pois atrai pessoas para o estabelecimento.

“Ruptura significa venda perdida! Para itens de maior giro, o estoque em loja deve considerar os momentos de pico, pois o risco de vencimento é baixo. E não podemos esquecer a questão da validade. Fazer um gerenciamento minucioso dos prazos de vencimento daqueles com menor giro é crucial para evitar perdas. Importante lembrar que vender sempre o estoque mais antigo é primordial”.

Contando com a Curva ABC para a gestão eficiente do estoque
A Curva ABC é um método de valorização dos estoques, baseado em quantidades e custos unitários. Consiste em classificá-lo em categorias denominadas A, B ou C.

Segundo Vivian, a letra A representa os medicamentos com alto giro, representando 70% das vendas. Esses devem possuir estoque para os momentos de pico já que a chance de perda por vencimento é limitada. Já a letra B corresponde aos remédios intermediários, isto é, aqueles que representam 20% das vendas. É necessário possuir estoque para os momentos de grande movimento, mas a gestão de vencimento precisa ser mais cuidadosa. Por fim, a letra C categoriza os itens de baixo giro, representando 10% do faturamento. Nesses casos, o estoque tem que refletir a demanda média e a administração do vencimento é crucial.

Além dos sistemas e softwares que ajudam na gestão eficiente do estoque, a diretora executiva de Neo Química ressalta alguns conceitos básicos que podem ser utilizados tais como: controle da mercadoria que entra e sai do estoque, controle de produtos a vencer, venda preferencial dos itens mais antigos (PEPS – primeiro que entra primeiro que sai), contagem periódica do estoque, ações promocionais que ampliem o giro entre outros. 


Gestão eficiente do estoque X rupturas
De acordo com Vivian, as rupturas são responsáveis por enormes prejuízos e perda de oportunidades de vendas, pois se dá quando o shopper busca um determinado produto e não encontra. É algo negativo que pode afetar, inclusive, o comportamento do indivíduo fazendo com que ele deixe de frequentar o PDV por não encontrar o que quer e, ainda, gerar uma experiência de compra desagradável em um potencial consumidor.

“A aquisição de medicamentos é planejada: na falta do item procurado ou de equivalentes, as pessoas irão até o concorrente mais próximo. Além disso, a percepção de baixo nível de serviço pode gerar a diminuição do fluxo de clientes. Portanto, uma gestão eficiente do estoque deve ser pautada no perfil de compras do público que frequenta a farmácia. O histórico de vendas é um ótimo balizador para as vendas futuras, mas não podemos nos esquecer da sazonalidade, ações promocionais, mídia e atividades da concorrência. E também é necessário aumentar o estoque de produtos que apresentaram ruptura”, finaliza a diretora executiva de Neo Química”.

Na ANB Farma você encontra tudo que precisa das principais indústrias para manter o seu estoque em dia e evitar rupturas. Conte sempre conosco!

Compartilhe: