25 de março de 2019

Genéricos isentos de prescrição: aposte já nessa categoria

Genéricos isentos de prescrição: aposte já nessa categoria

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), os genéricos já são aceitos por quase 80% da população, representando 33,34% de todos os medicamentos consumidos no país. 

A categoria engloba fármacos tanto vendidos com receita médica quanto OTC, sendo uma ótima alternativa e um poderoso instrumento para a ampliação do acesso à saúde no Brasil, permitindo que as pessoas consigam realizar seus tratamentos de forma econômica, eficaz e segura.   

E, ao ganhar cada vez mais a preferência dos consumidores, é imprescindível que a farmácia tenha um mix completo do setor para atender todos os perfis de clientes, principalmente quando se fala nos genéricos isentos de prescrição.   

Como trabalhar os MIPs genéricos na farmácia? 
O público entende o segmento de genéricos como economia, porém também preza por qualidade, fator que reforça a importância de um bom mix. Assim, ao oferecer um MIP genérico, é fundamental começar com os laboratórios mais renomados, para gerar um ticket maior e, posteriormente, se o shopper queixar-se do preço, mostrar alternativas com valores mais acessíveis.   

Quando o assunto é a organização nas gôndolas, os MIPs genéricos precisam estar dispostos de maneira simples para que o cliente localize-os com facilidade. A recomendação é: expor, primeiramente, o MIP de marca mais conhecida, na sequência a segunda com mais visibilidade e depois duas opções de genérico. Essa sugestão é relevante, pois, ao incluir mais de 4 alternativas por molécula, a precificação passa a ser um problema visto que não dará às pessoas razões para escolher entre uma e outra já que a diferença de preço tende a ser mínima quando há mais de 4 versões de um mesmo item. Além do ponto natural, ainda é essencial apostar na sazonalidade para investir na dupla exposição. 

O outono vem aí! Aproveite para explorar no balcão da loja os genéricos MIPs indicados para gripes, resfriados, alergias respiratórias e febre. Outra dica é colocar no checkout as apresentações em blister e genéricos de menor desembolso, mas sempre lembrando de agrupar juntamente com uma marca referência. 

Um aspecto também primordial é nunca deixar os produtos sem precificação. Como uma das vantagens dos genéricos é o valor, benefício real percebido pela clientela, deve estar bem claro no ato da compra.   

E não se esqueça: na ANB Farma você encontra as principais indústrias de genéricos do Brasil para manter seu PDV abastecido. Entre em contato e faça seu pedido.   

Fontes consultadas: Messias Cavalcante, sócio-diretor da Recycle, consultoria com foco em treinamento e estratégias de marketing para indústria e varejo farmacêutico, e ministrante de cursos no Sincofarma/SP| EMS.  

Compartilhe: