25 de setembro de 2018

Farmacêutico: profissional fundamental para a saúde da população

Farmacêutico: profissional fundamental para a saúde da população

Comemorado em 25 de setembro, o Dia Internacional do Farmacêutico foi instituído em 2010 pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica (FIP), durante seu congresso realizado em Istambul, com o objetivo de unificar a classe dos farmacêuticos mundialmente. Para a data, a FIP incentiva os farmacêuticos de todo o mundo a organizarem atividades que promovam e defendam o seu papel na melhoria da saúde, conforme explica Eliana Araujo, docente do curso de farmácia da FMU. 

De acordo com Eliana, em 1997, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um documento denominado “The role of the pharmacist in the health care system” (“O papel do farmacêutico no sistema de atenção à saúde”) em que se destacam sete qualidades que o profissional deve apresentar, o que foi então chamado de farmacêutico 7 estrelas.   

1 - Prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde
2 - Capaz de tomar decisões
3 - Comunicador
4 - Líder
5 - Gerente
6 - Atualizado permanentemente
7 - Educador 

“O farmacêutico é o profissional que melhor condições reúne para orientar o cliente sobre o uso correto dos medicamentos, esclarecendo dúvidas e favorecendo a adesão e sucesso do tratamento prescrito”.
  
Consultório farmacêutico: benefícios do atendimento personalizado 
Eliana explica que, com as Resoluções 585 e 586 de 2013 e a lei (CFF) 13.021/14, ficou definido o conceito do consultório farmacêutico. Com isso, surge um movimento das farmácias/drogarias para a consolidação de um espaço destinado ao atendimento personalizado. Os serviços que podem ser prestados são:  

- Orientação sobre como utilizar as medicações prescritas; 
- Avaliação do conjunto de medicamentos usados pelo indivíduo quanto à dosagem, horário de consumo e possíveis interações; 
- Comunicação com outros profissionais da saúde que atendam o paciente para emitir parecer farmacêutico e discutir tratamentos de forma integrada; 
- Encaminhamento a outros profissionais de saúde; 
- Conversa a respeito dos sintomas e evolução da patologia; 
- Caso necessário, pedido de exames laboratoriais e realização de procedimentos como medidas de pressão e temperatura; 
- Registro de ações em prontuário; 
- Prescrição de MIPs.  

Por outro lado, Eliane afirma que os serviços a seguir não podem ser feitos nesses consultórios:  
- Emissão de receita de medicamentos que exigem prescrição, exceto nos casos previstos na Resolução 586/2013 (CFF); 
- Mudança de medicações indicadas por outros profissionais; 
- Realização de procedimentos de execução privativa de outros profissionais. 

“O farmacêutico deverá sempre buscar conhecimento em sua área de atuação priorizando as doenças mais prevalentes como hipertensão arterial, diabetes, problemas respiratórios, saúde da mulher e do homem. Além disso, precisa verificar em sua loja qual o perfil dos clientes e estudá-lo para que o atendimento seja feito com segurança”, adiciona a docente.  

Mercado de trabalho para os farmacêuticos 
Eliana finaliza informando que, mesmo com as altas taxas de desemprego, o farmacêutico está em terceiro lugar entre os profissionais de carteira assinada, superado apenas por enfermeiros e analistas de desenvolvimento de sistemas, no primeiro quadrimestre de 2018, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. “Deve-se atribuir esse resultado aos esforços que a classe farmacêutica vem trabalhando para melhoria no atendimento ao seu consumidor, como as Resoluções 585 e 586 de 2013 e a lei (CFF) 13.021/14”.

A ANB Farma deseja um feliz dia para todos esses profissionais que fazem a diferença na saúde da população. 

Compartilhe: