09 de novembro de 2017

Diabetes: a importância da categoria para o canal farma

Diabetes: a importância da categoria para o canal farma

Comemorado em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes foi criado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar a população sobre essa doença que afeta cerca de 415 milhões de pessoas no mundo, sendo que mais de 14 milhões (1) estão no Brasil.  

De acordo com Manoela Cordeiro, gerente de marketing para OneTouch Brasil na Johnson & Johnson Medical Devices, o diabetes é uma epidemia que vem se expandindo rapidamente à medida que a sociedade envelhece. “A falta de cuidados com o diabetes favorece o surgimento de doenças cardíacas, renais, nervosas e oculares; AVCs; amputação e cegueira. Só no Brasil, são 500 novos casos por dia, segundo o Ministério da Saúde. Desses, 90% são do tipo 2, o qual se manifesta, geralmente, após os 40 anos de idade, principalmente em indivíduos com maus hábitos de saúde como alimentação incorreta, falta de controle de peso e sedentarismo, por exemplo”.  

Para Manoela, um dos problemas da prevenção e tratamento do diabetes é justamente a falta de conhecimento. Poucas pessoas sabem realmente o que é essa síndrome metabólica sendo que, para a maioria, é apenas uma condição na qual o indivíduo fica limitado ao consumo de açúcar. “Vale lembrar que o diabetes e suas variações vão muito além e pode ser muito perigoso se não for tratado adequadamente. O Dia Mundial do Diabetes é uma forma de ajudar a educar o público sobre a importância da medição regular da glicemia e do monitoramento eficiente da patologia como fator chave para melhorar a qualidade de vida”.  

A categoria de diabetes na farmácia
A gerente explica que, segundo pesquisa interna realizada pela J&J, um paciente com diabetes possui uma cesta de compras 25% mais cara se comparado com um outro do mesmo canal, ou seja, a presença do segmento no ponto de venda pode gerar um maior fluxo na loja. O estudo feito pela empresa ainda revelou que 22% dos clientes com o tipo 2 adquirem a categoria de 2 em 2 meses, 16% mensalmente e 73% fazem as aquisições de maneira planejada. “Por isso, se o estabelecimento possuir um cantinho do diabético, com todos os itens necessários, conseguirá aumentar o ticket médio desses consumidores e auxiliá-los a encontrarem o que precisam”. 

Com relação aos produtos, Manoela afirma que os indivíduos com diabetes costumam e necessitam fazer um investimento não apenas em medicação e insumos (como tiras e lancetas) para controle da glicemia, mas também em cuidados pessoais como cremes para os pés, itens de saúde bucal, alimentos dietéticos entre outros. “O PDV que elabora um espaço exclusivo para os diabéticos com uma melhor exposição tende a facilitar a comodidade desse perfil de público. Independente da escolha de organizar atrás do balcão ou no autosserviço, o importante é garantir uma boa visibilidade e sortimento dos artigos específicos”.  

A importância da orientação farmacêutica no diabetes 
A gerente de marketing para OneTouch Brasil na Johnson & Johnson Medical Devices finaliza salientando a importância do farmacêutico para ajudar a educar a sociedade a respeito da medição regular da glicemia e sobre o monitoramento eficiente da doença que já atinge tantos brasileiros. “As farmácias podem ainda auxiliar os pacientes quanto à praticidade do uso de alguns medidores e incentivar o controle da glicemia de acordo com a recomendação médica de cada um. Para as lancetas, é fundamental explicar sobre os riscos de contaminação e que nunca devem ser reutilizadas”.  

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Referências (1) Federação Internacional de Diabetes (IDF)

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