27 de setembro de 2019

Dia Nacional do Idoso: quais diferenciais a farmácia pode oferecer para esse público?

Dia Nacional do Idoso: quais diferenciais a farmácia pode oferecer para esse público?

De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros. A expectativa é de que em 2030, o número de idosos será maior do que o de crianças e adolescentes. E para celebrar o Dia Nacional do Idoso (27 de setembro) é importante preparar a farmácia para atender bem esse público sempre.

Segundo a palestrante, consultora de varejo e autora do livro Merchandising Farma, Regina Blessa, o idoso é o tipo de público que gasta mais dentro da farmácia, com alta probabilidade de retornar ao estabelecimento, além de necessitar de mais carinho e atenção da equipe.

Por isso, um treinamento para os atendentes dentro da loja é essencial, porque existem diferentes formas de abordagem. Segundo Regina, os idosos das classes A e B são mais exigentes com relação às marcas que consomem e gostam das novidades. Uma estratégia importante é incluí-los nas redes sociais e atendê-los por meio desse canal. Os contatos podem ser para falar sobre uma novidade que surgiu no estabelecimento.

Já os idosos das classes C e D precisam de mais atenção ainda. Muitas vezes, eles não entendem sobre os tratamentos para suas condições, não sabem explicar as doenças e precisam de alguém que realmente os ajude, sem empurrar uma variedade de medicamentos baratos. 

“O idoso, quando bem atendido, não muda mais de loja. Todos os funcionários devem ter treinamento voltado para esse público e, se ainda não tiveram, é bom providenciar urgente, pois eles têm um poder aquisitivo elevado e precisam ser bem tratados”, afirma Regina. 

Além de um atendimento mais humanizado para os idosos, é interessante também investir em ações de marketing e trade. Para isso, Regina afirma que as indústrias já possuem materiais que dão um ar mais festivo às lojas, por isso uma boa ideia é apostar nessas peças. Além disso, eles adoram conversar, gostam de ser bem atendidos e de aproveitar um cházinho amigo.

O que não pode faltar na farmácia para os idosos?
Regina explica que o sortimento ideal para ter na loja são os produtos campeões de vendas da faixa etária como genéricos, as novidades e todos os itens que proporcionem qualidade de vida.

Além disso, é interessante investir em etiquetas de preço com números grandes, avisos e materiais promocionais claros e fáceis de entender, uma área de descanso com cadeiras e água e atendimento preferencial. 

Para as farmácias que ainda não fizeram nenhum treinamento específico para o atendimento dos idosos, um bom começo é praticar a empatia! 

Abasteça seus estoques dos produtos que os idosos mais utilizam com a ANB Farma e aumente suas vendas!

Compartilhe: