10 de julho de 2019

Dia Nacional do Homem (15/07): vendas potencializadas pelo aumento do consumo masculino por artigos de beleza e higiene

Dia Nacional do Homem (15/07): vendas potencializadas pelo aumento do consumo masculino por artigos de beleza e higiene

Não é de hoje que cuidar da pele, dos cabelos e da barba é uma realidade no universo masculino e que demanda frequência. Com isso, o canal farma encontra boas oportunidades de venda para esse público, especialmente em datas comemorativas como o Dia Nacional do Homem (15/07), quando as mães e parceiras se dedicam a agradá-los com alguns mimos. 

De acordo com o gestor administrativo da Biozenthi, Elton Dagostin, há alguns anos, os homens passaram a gastar mais em com produtos de higiene e beleza, pois se sentem mais confiante e cuidam mais da saúde, do corpo e da aparência. Ele ressalta outro ponto muito importante: são bastante fiéis aos produtos que gostam, sempre voltam para comprar e dificilmente trocam de marcas.

Diante disso, sortimento dos PDVs deve conter, além dos tradicionais sabonetes, cremes dentais, shampoos, desodorantes e cremes de barbear, artigos para cabelos, antissinais, filtros solares e até maquiagem. “Quando falamos em produtos capilares, por exemplo, não se pode pensar apenas no tradicional, mas sim nos direcionados para este público, de modo que o homem perceba, por meio de embalagens e rótulos diferenciados, que foram desenvolvidos e pensados para ele. Um bom fixador, uma boa pomada, óleo de barba, shampoo para barba, filtro com tonalizante, entre outros, podem fazer toda a diferença no nécessaire do homem atual e moderno”, aponta Dagostin. 

Segundo ele, os homens têm optado por cortes diferenciados e cuidado mais dos cabelos e do tipo de penteado e que isso tem exigido produtos mais elaborados para manter a beleza dos cortes, a hidratação dos fios e os cuidados com a barba, deixando-a sempre macia e hidratada. “Eles estão, inclusive, dispostos a pagar por diferenciais, como um produto que ofereça um penteado que dure o dia todo com aparência natural, por exemplo”, inclui.   

Com isso, alguns exemplos de kits que podem ser pensados para chamar a atenção deste público são: - Shampoo + óleo para barba - Shampoo + condicionador de cabelos, pomada capilar, hidratante facial e filtro solar 

Exposição simplificada 

Montar vitrines e mesas de exposição em um local estratégico do PDV e organizar produtos exclusivos masculinos em pontas de gôndola ou prateleiras específicas são meios de chamar mais a atenção dos homens, atraindo-os para o interior da loja. E, como as mulheres ainda são maioria nas farmácias, o empenho da equipe para, nesta data especial, dar mais ênfase aos produtos masculinos, oferecer atendimento diferenciado e apresentar os benefícios e diferenciais dos produtos é essencial. 

“O homem quer objetividade e assertividade no momento da compra e isso pode ajudá-lo a ter mais interesse por novos produtos que estão visualmente fáceis de serem encontrados. Geralmente, ele entra na farmácia sabendo exatamente o que vai comprar e, muitas vezes, não procura por novos itens ou outros produtos. Então, essa diferenciação do local facilita a compra, tornando-a mais rápida e prática”, enfatiza o profissional.  

Tecnologia e marketing 

Utilizar as mídias sociais como vitrine de produtos, segundo o profissional, também é fundamental para a divulgação de lançamentos específicos para o público masculino, atraindo homens e mulheres a conhecerem e adquirirem produtos para os seus filhos, amigos ou parceiros. “Com o aumento dos cuidados com o corpo com treinamentos em academias e crossfits, por exemplo, os homens começaram a frequentar mais as farmácias buscando produtos de suplementação em drogarias e farmácias de manipulação. Esta nova preocupação do público masculino, que passou a ter e dar mais atenção à saúde e ao corpo, gera oportunidades de oferecer um mix maior de produtos masculinos de beleza”, garante. 

Ações de marketing em datas comemorativas como o Dia Nacional do Homem também contribuem muito com o aumento do tíquete médio de venda das farmácias. Dagostin pontua que é preciso oferecer algo que chame a atenção, que interaja, que gere interesse por novos produtos e não apenas pelos itens de reposição que normalmente encontram nas farmácias, pegam rapidamente e saem. “Envolver tecnologia, como um vídeo interativo explicando rapidamente sobre um novo produto, pode ser algo que chame a atenção. Essas estratégias para atrair e fazer o homem se sentir mais à vontade dentro da farmácia deixarão clara a preocupação em dar um atendimento diferenciado para o público masculino”, esclarece. 

Na ANB Farma, você encontra o maior sortimento masculino do mercado farmacêutico para conquistar clientes do público masculino com necessidades e gostos diversos. 

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