01 de abril de 2019

Dia Mundial da Saúde: qual a importância das farmácias?

Dia Mundial da Saúde: qual a importância das farmácias?

O Dia Mundial da Saúde foi instituído para conscientizar a população sobre os aspectos da saúde. Como estabelecimento voltado para a saúde, as farmácias têm uma função especial de auxiliar nessa tarefa, já que geralmente é o primeiro local onde o paciente procura por ajuda para solucionar o problema. 

De acordo com a Dra. Maria Aparecida Nicoletti, farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária – FARMUSP, tanto para o profissional, quanto para o estabelecimento o Dia Mundial da Saúde são todos os dias do ano. Isso é por causa da função do serviço que eles prestam para a comunidade, de disponibilizar um conjunto de atividades organizadas em um processo de trabalho que contribui para prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde do indivíduo. 

“Disponibilizar ações/serviços ‘em um dia’ não deve ser a proposta, porque a farmácia precisa ser vista como uma unidade de prestação de serviços destinada a oferecer assistência e orientação sanitária individual e coletiva visando diariamente a qualidade de vida dos usuários”, explica Dra. Maria Aparecida. Mesmo que as ações básicas e mais importantes já sejam realizadas em uma base diária, a Dra. Maria entende que, um dos maiores diferenciais que as lojas pode oferecer é a humanização do atendimento, acolhendo seus consumidores, ouvindo e orientando de acordo com suas necessidades. 

Serviços que a farmácia pode prestar para a população

A Dra. Maria Aparecida ressalta que os serviços farmacêuticos têm como finalidade fornecer informação para a prática do cuidado e monitoramento da terapia medicamentosa, portanto, não é considerado como um diagnóstico. 

A doutora ainda menciona que, além das atividades tradicionais, a farmácia pode prestar alguns outros serviços. Geralmente, para atender as necessidades de saúde do paciente, da família e da comunidade, como rastreamento em saúde, educação, manejo de problemas de saúde autolimitados, dispensação, monitorização terapêutica de medicamentos, conciliação dos remédios, revisão da farmacoterapia, gestão da condição de saúde, entre outros. 

“Durante o atendimento, podem ser realizadas várias atividades as quais contribuem para a prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, e para o bem-estar das pessoas como, por exemplo, pequenos curativos, boa exposição dos produtos, organização da rotina diária do tratamento, participação em programas nacionais de imunização, avaliação antropométrica, medicação de pico de fluxo respiratório, verificação de sinais vitais entre outros” especifica. 

Conte com a ANB Farma para levar sempre mais saúde para os seus clientes!

Compartilhe: