15 de janeiro de 2020

Dia do Farmacêutico: qual será o futuro da profissão?

Dia do Farmacêutico: qual será o futuro da profissão?

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico em homenagem a esses profissionais da saúde que estão tão presentes na sociedade. Além de celebrar o seu trabalho em prol da saúde da população, essa data também traz à tona uma importante questão: o que podemos esperar dessa profissão no futuro? 

De acordo com o Dr. Ismael Rosa, farmacêutico clínico e sanitarista e diretor acadêmico do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), estima-se que a consolidação dos serviços clínicos dentro do varejo seja um dos pontos mais abordados daqui em diante, tendo a população sexagenária como foco dessa atuação, especialmente se posicionando na prevenção de doenças e produtos voltados para saúde e bem-estar.

Segundo Dr. Ismael, nos últimos dez anos o papel do farmacêutico passou por mudanças especialmente pela atuação clínica e pela prescrição farmacêutica, regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) por meio das Resoluções 585 e 586 em 2013. 

“Porém, hoje ainda não temos uma mudança prática dentro de todas as farmácias brasileiras. Estão surgindo, ainda que de forma incipiente, os consultórios farmacêuticos, locais onde podem exercer a atenção farmacêutica, juntamente com a oferta dos serviços clínicos e até mesmo a prescrição farmacêutica”.

Mudanças futuras para profissional farmacêutico
O Brasil, atualmente, conta com mais de 28 milhões de idosos, segundo o IBGE. Isso representa 13% da população brasileira e a estimativa é que esse número dobre nas próximas décadas. O diretor acadêmico do ICTQ aponta ainda: “mais de 42% das pessoas sexagenárias tomam, em média, mais que cinco medicamentos por dia”.

Portanto, nos próximos anos a tendência é que o farmacêutico encontre uma demanda cada vez maior por prevenção e controle de doenças crônicas. Um dos principais serviços clínicos que podem ser ofertados à esses pacientes é o acompanhamento farmacoterapêutico. Assim, a ideia é de que a visão de "profissional do medicamento" seja mudada para "profissional do cuidado".

“Tudo isso no sentido de assistência e atenção farmacêutica plena, focada no paciente, pois este é o grande diferencial desse profissional que quer se destacar neste mercado tão voraz e competitivo”, confirma Dr. Ismael.

Outra tendência declarada pelo diretor acadêmico do ICTQ é o surgimento de terapias e medicamentos focados em doenças que antes eram consideradas incuráveis ou de alta complexidade como as patologias neurodegenerativas, autoimunes e cânceres. “Daí o surgimento especialmente dos medicamentos biológicos/biossimilares e derivados da cannabis, além das práticas integrativas e complementares (PICs)”.

Importância do profissional farmacêutico na era da tecnologia
Hoje em dia, vivemos em um momento em que qualquer coisa é procurada na internet. É comum citar casos de autodiagnóstico e automedicação oriundas das buscas na web que colocam em risco a saúde da pessoa.

Segundo o Dr. Ismael, o farmacêutico é o principal profissional da saúde e o mais acessível no que diz respeito a esses casos, orientando os pacientes que vão em busca de determinados medicamentos que encontraram navegando pela internet. 

"A educação em saúde que esse profissional deve promover com a população é essencial para mitigar os riscos do autodiagnóstico equivocado que a pessoa leiga pode obter facilmente na internet, além da promoção do uso racional de medicamentos, verificando com o paciente se a informação que ele buscou na internet possui fonte segura, é coerente com o estado de saúde apresentado, além da verificação de todas as interações medicamentosas, contraindicações, reações adversas e modo de uso de qualquer medicamento”, alerta o farmacêutico clínico e sanitarista.

Ser farmacêutico é promover saúde e bem-estar ao próximo. A ANB Farma deseja um feliz dia para todos os farmacêuticos e agradece pela dedicação diária com a saúde da nossa comunidade!

Compartilhe: