11 de maio de 2018

Dia das mães: aumente as vendas da sua farmácia na data

Dia das mães: aumente as vendas da sua farmácia na data

Não tem jeito, o Dia das Mães é uma das principais datas que movimenta qualquer tipo de varejo e o canal farma não fica de fora.  

Segundo Regina Blessa, palestrante, consultora de varejo e autora do livro Merchandising Farma, alguns filhos se esquecem de comprar uma lembrança e a farmácia é capaz de ajudá-los a lembrar e a resolver rapidamente. “É uma questão de ocasião, a loja pode aumentar muito o seu faturamento se estiver preparada para a data”, adiciona Regina.  

A consultora ainda ressalta que tudo o que for relacionado à beleza e aos cuidados pessoais podem estar ligado às mães o que comprova o quanto o PDV é um local apropriado para a adquirir os presentes.  

E muitas pessoas pretendem comprar perfumes e cosméticos nesse Dia das Mães. Com a proximidade da data, o Google apresentou sua tradicional pesquisa sobre o comportamento de consumo dos brasileiros (Google Consumer Survey - ferramenta de pesquisa online - e dados de buscas) a qual mostrou que a maior parte dos entrevistados têm a intenção de presentear com esses itens. O levantamento também apontou que o consumidor começa a pesquisar cerca de um mês antes da ocasião, sendo que o pico por presentes acontece uma semana antes da data.  

Prepare sua loja e arrase nas vendas no Dia das Mães
De acordo com Regina, no Dia das Mães, os dermocosméticos, maquiagens, produtos emagrecedores, itens para os cabelos, perfumes, sabonetes finos e kits de tratamento devem estar no mix do estabelecimento. Além disso, a consultora lembra das mães idosas que podem precisar de bengalas e dos aparelhos para medir glicemia, por exemplo.  

Quando o assunto é a exposição, a consultora ensina que as categorias normais e os pontos naturais não devem ser mudados, portanto, vale investir nas pontas de gôndola e em mesas extras dispostas nos corredores para criar pontos adicionais com mercadorias relacionadas ao Dia das Mães e kits com preços atraentes. “Nos pontos extras, é interessante apostar em uma quantidade maior de artigos para chamar a atenção. Onde houver espaço livre é possível fazer uma boa exposição”. 

Sobre os kits, Regina informa que podem ser elaborados com grupos de produtos ou com itens + algum presente (nécessaire, por exemplo) feitos no próprio estabelecimento ou por um fabricante.    
 
A vitrine e o checkout também precisam fazer parte da comunicação para o Dia das Mães. Uns dias antes da data, a consultora recomenda colocar perto dos caixas os kits em uma cesta ou com celofane (que seja visível) com o valor bem grande para atrair a atenção, pois essa ação lembra os clientes do dia. Já na vitrine, é válido incluir um cartaz chamativo para alertar a respeito da comemoração.

“Se a loja costuma seguir o calendário promocional, é importante fazer parcerias com seus principais fornecedores e pedir auxílio para montar uma farmácia vendedora e promocional”, finaliza Regina.

 
Veja mais insights encontrados na pesquisa do Google sobre o comportamento de consumo dos brasileiros para o Dia das Mães (1)
 - 72% dos usuários de internet celebram o Dia das Mães;  
- As buscas por termos relacionados a data crescem em média +51% ao ano e mais rápido que por outras datas como Dia das Crianças, Pais e Namorados;  
- 46% das pessoas que não compraram em 2017 irão comprar em 2018;  
- As pessoas que serão presenteadas são tão diversas quanto as famílias brasileiras: 17% dos entrevistados afirmam que presentearão esposas, 15% avós e 14% sogras. As filhas também serão agraciadas (5%).   
(1) Google Consumer Survey - ferramenta de pesquisa online - e dados de buscas   

Conte com a ANB Farma para abastecer o seu PDV para o Dia das Mães. Trabalhamos com as principais marcas e categorias do mercado para você arrasar nas vendas.  

Desejamos um feliz dia para todas as mães!

Compartilhe: