18 de dezembro de 2017

Categoria de proteção solar: mais vendas para sua farmácia no verão

Categoria de proteção solar: mais vendas para sua farmácia no verão

Mesmo sendo um produto que deve ser usado o ano inteiro, não tem jeito, é no verão que a categoria de proteção solar é mais procurada pelos consumidores.  

De acordo com Theodoro Oliva, diretor de Vendas e Shopper&CM da Nivea, a categoria de proteção solar para o canal farma é muito importante, ainda mais ao considerar a venda no período da temporada.  

“É na farmácia que o cliente encontra o portfólio completo e onde ele busca novidades para curtir a estação. Vale lembrar que o Brasil é responsável por 20% do consumo mundial de protetor solar, segundo a Associação da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o que torna o país líder no mundo. E o mercado de proteção solar cresce a cada temporada. No comparativo entre o verão 2015/2016 versus 2014/2015 houve um crescimento de +1,6% em valor, impulsionado principalmente pelo aumento da demanda por embalagens maiores (200 a 299 ml), fatores de proteção mais altos (principalmente FPS 50) e volume de itens promocionados. A previsão de crescimento do segmento para o próximo verão é de +3%”, adiciona o diretor.  

Aquecendo as vendas com a categoria de proteção solar  
Para alavancar as vendas da categoria de proteção solar, Theodoro informa que uma boa estratégia é a realizar o cross category com os produtos mais usados durante a estação, como os shampoos específicos para a praia e piscina ou desodorantes. “Manter o ambiente organizado e respeitar a ordem do planograma de exposição é o mais adequado para auxiliar as vendas durante o verão”.  

Para a composição do mix e sortimento, o diretor de Vendas e Shopper&CM da Nivea afirma que, primeiro, é essencial ter no portfólio as principais marcas do varejo para o segmento. As loções precisam ter prioridade no mix, pois representam aproximadamente 70% do mercado total da categoria de proteção solar. Além disso, aquelas com FPS mais altos, como o 70 e as embalagens econômicas também devem ter uma participação maior, já que são tendências. 

Quando se fala em expor os protetores, Theodoro dá a seguinte recomendação: separar por subcategorias (loções, sprays, aerossol, faciais, kids, bronzeadores, pós-sol e labial) e posteriormente agrupá-los iniciando pelos itens de maior valor agregado e finalizando com os de menor. Essa regra ainda vale para os FPS, colocando do maior para o menor assim como as embalagens econômicas.  

Atendimento que faz a diferença 
Para Theodoro, os atendentes devem ajudar no processo de conscientização com relação a importância do uso dos produtos que protegem do sol, oferecendo informação, por exemplo, sobre quais as consequências da exposição ao sol sem proteção, qual a quantidade ideal de aplicação, as diferenças dos tipos de proteção solar para diferentes áreas do corpo e idades. 

“Além disso, manter um bom estoque de segurança é fundamental, pois o cliente compra aproximadamente duas embalagens por verão e, se ele não encontrar o que deseja naquele momento, irá à outra loja e, provavelmente, voltará a adquirir a categoria apenas no ano seguinte”, finaliza o diretor.  

Conte com a ANB Farma para ampliar ainda mais as suas vendas da categoria de proteção solar. Aqui, você encontra o melhor mix do segmento para alavancar os lucros da sua farmácia na estação mais quente do ano! 

Referências – Informado por Theodoro Oliva, diretor de Vendas e Shopper&CM da Nivea Fonte: Retail Nielsen | T. Bronzeadores in Value Fonte: Euromonitor Forecast Sun Care in Value

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