10 de outubro de 2018

Categoria de proteção solar: aqueça suas vendas no verão

Categoria de proteção solar: aqueça suas vendas no verão

O verão está chegando e ter a farmácia abastecida com a categoria de proteção solar é imprescindível para não perder vendas, afinal, durante a estação aumenta-se a procura por esses produtos para o uso de toda família.
 
Porém, diante da variedade, qual a melhor forma de compor o sortimento da categoria de proteção solar? De acordo com Silvia Osso, especialista em varejo e consultora de empresas, o importante é focar nos itens de giro de classe A e B do estoque da loja e, também, nos lançamentos e naqueles que estão com propaganda nos meios de comunicação. 

“Vale lembrar que os PDVs em locais de veraneio devem ter toda a categoria de proteção solar durante a temporada com estoques maiores, diferentemente das grandes cidades que precisam fazer essa exposição antecipadamente, já que as compras são feitas antes do período das viagens, necessitando ter um estoque mais equilibrado na época”. 
  
Trabalhando a categoria de proteção solar na farmácia 
Quando o assunto é a exposição, Silvia afirma que a categoria de proteção solar massiva precisa ser agrupada em uma única gôndola, com exceção dos artigos direcionados às crianças que devem estar em seu ponto natural (segmento infantil) e na prateleira dos adultos como dupla exposição. 

Segundo a especialista, geralmente os protetores são organizados dessa maneira: produtos com maior representatividade à frente dos demais, reunindo a mesma linha, e seguindo a ordem crescente de FPS e de gramatura (por exemplo: FPS 15 de 50mg seguido daquele de 100mg e assim por diante). Já os dermocosméticos são colocados com as linhas que os constituem.
   
“Além do ponto natural, é válido incluir a categoria de proteção solar para toda família nas pontas de gôndola e nos cubos ou caixas expositoras”, adiciona Silvia.  

A loja ainda pode aproveitar o momento da compra da categoria de proteção solar para incrementar as vendas de outras mercadorias relacionadas ao verão como os repelentes e loções pós-sol, colocando esses itens juntamente com os protetores nas pontas de gôndola, favorecendo as aquisições por impulso. 

“Os kits também podem ser trabalhados, tanto aqueles já montados pelos fornecedores quanto elaborados pelo próprio estabelecimento, desde que agreguem valor aos artigos. Outra dica é introduzir no caderno de ofertas informações a respeito da escolha certa do produto e treinar bem a equipe de atendimento para orientar sobre a compra correta”.   

De olho nas vendas adicionais
De acordo com a especialista em varejo, a categoria de proteção solar traz a oportunidade para a farmácia realizar vendas adicionais e estimular os possíveis viajantes a incluírem uma pequena “farmacinha” que os ajude em caso de necessidade. Veja algumas possibilidades:

Medicamentos: para febre (antitérmicos), dores de cabeça (analgésicos), indisposição do estômago ou flatulência (antiácidos), laxantes e outros MIPs (que dispensam a ida ao médico e são liberados pela ANVISA para ficar no autosserviço) para náuseas, vômitos e diarreias decorrentes de quadros virais, como resfriados e viroses intestinais.  

Viagem com crianças:    
- Termômetro; 
- Colher medidora para preparar soro caseiro ou em pó; 
- Loção ou creme para picadas de insetos ou queimaduras de sol; 
- Líquido bactericida ou água oxigenada para limpeza de cortes e machucados; 
- Curativos adesivos; 
- Embalagens pequenas de compressas de gaze ou rolo de atadura de gaze; 
- Esparadrapo antialérgico; 
- Tesoura afiada para cortar gaze ou esparadrapo; 
- Pinça para retirar ferrões ou farpas; 
- Soro fisiológico; 
- Solução nasal à base de cloreto de sódio e sem conservantes; 
- Protetor solar; 
- Repelente de insetos; 
- Seringa, conta-gotas, colher ou copinho com medição para administrar remédios para crianças; 
- Antialérgico para os casos de asma ou alergia a algum tipo de alimento ou insetos; 
- Demais medicamentos de uso contínuo receitados pelo médico.  

E na ANB Farma você encontra a categoria de proteção solar completa de várias indústrias para toda a família e, também, os produtos complementares. Conte conosco para preparar a sua loja e vender muito quando o verão chegar. 

Compartilhe: