14 de fevereiro de 2020

Carnaval: mix completo e atendimento eficaz são fatores fundamentais para ser campeão nas vendas

Carnaval: mix completo e atendimento eficaz são fatores fundamentais para ser campeão nas vendas

Carnaval é tempo de festa, comemoração e, para algumas pessoas, também é época de excessos. A exposição solar demasiada e sem proteção, alto consumo de álcool e de alimentos gordurosos, combinados com a falta de hidratação podem acarretar em alguns problemas como insolação, desidratação, mal-estar e desconforto abdominal entre outros problemas.

Por isso, ter um mix completo com as categorias mais buscadas pelos clientes é fundamental, mas realizar um atendimento eficaz aos foliões é importantíssimo para potencializar os resultados.

Atendimento de excelência no Carnaval
De acordo com Amouni Mohmoud Mourad, professora de farmácia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Carnaval é o feriado prolongado mais preocupante porque gera nas pessoas a sensação de permissividade, ou seja, “tudo pode”, afinal são quatro dias de folia e de diversão, o que acarreta em muitos indivíduos descuidos acentuados com a saúde. 

Dessa forma, a professora enfatiza alguns dos problemas mais usuais com suas respectivas orientações ao público:

Exposição intensa ao sol  
Durante a festa, a grande exposição solar promove o risco de queimaduras que podem chegar até segundo grau. Tal abuso também é capaz de levar à desidratação, pois nem todas as pessoas se atentam que estão sem beber líquido, de preferência água, enquanto estão no sol, fator que as desidrata silenciosamente. Portanto, é fundamental mostrar aos clientes para aplicarem os protetores solares com frequência e manter a ingestão de líquidos em abundância. 

Alimentação
A dica para os clientes é que, dependendo da atividade realizada, precisam realizar a reposição mínima de nutrientes, escolhendo assim alimentos mais saudáveis, não abusando de temperos, principalmente a adição exagerada de sal e gorduras.

Cuidados com a bebida alcoólica
Outro fator muito preocupante informado por Amouni é a ingestão excessiva de bebida alcoólica que leva a prejuízos que podem se manifestar de forma aguda como perda de reflexo e da memória, déficit de atenção, sonolência e, em alguns casos mais graves,  até coma. Aconselhe seus clientes para beberem com moderação.

Infecções sexualmente transmissíveis (IST)
Entre as ações possíveis, a mais efetiva para aconselhar ao público é o uso de preservativo, para garantir a proteção tanto contra as IST quanto evitar uma gestação indesejada. Porém, se acontecer qualquer acidente com a camisinha, a professora afirma que a mulher pode usar a contracepção de emergência, também conhecida como pílula do dia seguinte, ressaltando que esse produto deve ser administrado até no máximo 72 horas após o ato sexual para que seja eficaz e diminuir a chance de gravidez.

“O melhor caminho para garantir que o Carnaval seja diversão e não um pesadelo é a conscientização dos cuidados com a saúde, principalmente quanto ao uso dos medicamentos”, ressalta a professora. 

Mix completo
Segundo Amouni,os produtos mais importantes para essa época que não podem faltar na farmácia para o Carnaval são: 

  • Protetor solar
  • Hidratantes para o corpo, rosto, pés e mãos
  • Isotônicos (repositores hidroeletrolíticos para desidratação)
  • Protetores hepáticos
  • Repositores da microbiota intestinal (diarreia)
  • Antiácidos
  • Antitérmicos
  • Antieméticos 
  • Soro fisiológico para lavagem das narinas para quem tem problema de ressecamento

“Vale lembrar que deve haver uma intensa campanha para que as pessoas evitem automedicação, pois é de suma importância que consultem o farmacêutico para tomar os medicamentos isentos de prescrição com segurança, salientando que, nos casos de sintomas menores, o profissional está sempre preparado para orientar qual melhor opção medicamentosa, bem como para identificar se é o caso de encaminhar para o serviço de saúde quando a questão não for autolimitada”, conclui a professora. 

Quer tornar sua farmácia campeã de vendas nesse Carnaval? Entre em contato agora mesmo com a ANB Farma e faça seu pedido. Estamos com diversas ofertas para alavancar os ganhos do seu negócio!

Compartilhe: