02 de outubro de 2017

Câncer de mama: a importância da orientação farmacêutica

Câncer de mama: a importância da orientação farmacêutica

Celebrado anualmente, o Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de mama. Para Maria Aparecida Nicoletti, farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária-FARMUSP, a campanha precisa ser difundida intensamente pelos profissionais dos pontos de venda, com o envolvimento de toda equipe, especialmente na divulgação sobre a importância de realizar o autoexame e das idas anuais ao médico para fazer os exames necessários. “As campanhas ajudam muito no esclarecimento de dúvidas e nos alertas relativos à identificação de alterações no corpo da mulher, não somente com relação ao câncer de mama, mas a todas as doenças que são capazes de afetar consideravelmente suas vidas”. 

Maria Aparecida afirma que, como educador em saúde, o farmacêutico pode orientar as clientes a respeito dos vários aspectos do problema e, ao considerar a faixa etária, conseguirá direcionar as principais informações. “O autoexame deve ser feito todo mês. Qualquer alteração de coloração e secreção são manifestações que merecem investigação urgente. O câncer de mama tem cura quando descoberto no começo, razão pela qual o autoexame é fundamental. Alertar sobre os exames anuais com o ginecologista é imprescindível. Vale lembrar que, para mulheres a partir dos 40 anos, é essencial a realização da mamografia e da ultrassonografia  mamária”.  

A atenção farmacêutica também poderá ser dada para a população que já possui o câncer de mama. De acordo com Maria Aparecida, é válido esclarecer todas as dúvidas que venham a surgir com relação ao tratamento e, ainda, mostrar que o suporte adicional de um psicólogo ou terapeuta pode auxiliar. “O ato de ouvir é muito significativo porque é uma fase de profundo desgaste físico e mental. Demonstrar interesse pelo estado de saúde e estimular a autoestima  são ações valiosas”.  

Dr. Renato de Oliveira, ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis, complementa informando que, além de reforçar a importância do tratamento, é relevante ressaltar para essas pacientes que alguns sintomas colaterais, principalmente da quimioterapia, como náuseas e mal-estar, podem ser melhorados com remédios simples.    

Saiba mais sobre o câncer de mama 
Segundo Dr. Renato, o câncer de mama se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário. O ginecologista explica que esse tipo da doença possui componente genético, sendo assim, mulheres com histórico familiar são mais suscetíveis a desenvolvê-lo. Porém, ainda que não existam casos na família, a pessoa pode adquirir a patologia, sobretudo, por fatores de risco como obesidade, fumo, ingestão regular de álcool, primeira menstruação em idade precoce, menopausa após os 50 anos, primeira gravidez após os 30 anos, ausência de gravidez, além da própria predisposição genética.

“Exceto o câncer de pele não melanoma, que possui a maior incidência entre ambos os sexos, o câncer de mama é o mais comum entre o público feminino, respondendo por 28% dos novos casos a cada ano. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Brasil registra 58 mil casos de câncer de mama por ano”.  

O médico também alerta sobre os motivos que reduzem o risco de câncer de mama: amamentação, boa alimentação, prática de exercícios, evitar o tabagismo e controlar a massa corporal. “Porém, destaco o quanto o autoexame e os exames de rastreio, conforme orientação médica, são indispensáveis a fim de uma possível detecção prévia das alterações mamárias de maior risco. Caso seja diagnosticado no início e, dependendo do tipo de câncer, a chance de cura é maior que 99%”. 

Repasse todas essas informações aos seus clientes e preste um atendimento de excelência em sua farmácia. E não se esqueça: conte sempre com a ANB Farma para abastecer o seu PDV com os melhores produtos e medicamentos. 

Compartilhe: