05 de junho de 2018

Caminhos para a sua farmácia crescer – Parte 2

Caminhos para a sua farmácia crescer – Parte 2

Em maio, você conferiu os dois primeiros passos que ajudam no crescimento da sua farmácia os quais abordaram a importância de conhecer o mercado bem como saber em qual modelo seu negócio se encaixa.  

Agora, na segunda parte, Ângelo Vieira, diretor operacional da Farmarcas, vai nos explicar mais duas estratégias para que a sua farmácia tenha cada vez mais sucesso.  

Caminhos para a sua farmácia crescer 
Por Ângelo Vieira, diretor operacional da Farmarcas  

Passo 3: busque se associar 
Atualmente, o associativismo se mostra como uma forte tendência. Tirando as grandes redes, esse é o principal caminho que as farmácias possuem para crescer. Não que seja impossível o sucesso caminhando sozinho, entretanto, é certo que quem caminha em grupo possui muito mais força para o desenvolvimento de estratégias, além de ocorrer uma troca saudável de conhecimento, que permitirá uma tomada mais assertiva de decisões.  

Contudo, ainda existe um pensamento meio antiquado sobre o tema, que coloca como o único benefício do associativismo as compras coletivas. Para desmistificar essa ideia, listei alguns dos principais objetivos que trabalhamos no associativismo:

- Empresários passam a conviver de uma forma mais efetiva e afetiva entre si, uma vez que eram, até então, concorrentes, o que faz com que sejam mais empreendedores; 

- As farmácias unem forças para comprar em conjunto, possuem ações de marketing compartilhadas e administração profissionalizada, entre outros aspectos que só são possíveis de realizar de maneira coletiva;

- Desenvolvem em conjunto ferramentas administrativas diferenciadas, o que seria inviável em uma ação solitária, pois os custos são divididos igualitariamente entre os associados;

- Podem procurar por capacitações e treinamentos apropriados para o grupo, a partir de análises de opções existentes no mercado. Hoje, o ato de aprimoramento é fundamental.     

Passo 4: se preocupe com o caixa da sua farmácia 
Uma preocupação que é primordial em um negócio é o dinheiro. Toda farmácia depende do lucro para sobreviver, portanto, é imprescindível saber administrar as finanças e o fluxo de caixa.  Para quem não conhece, esse é o entendimento das movimentações financeiras existentes na empresa, possibilitando um maior controle, análise, avaliação da segurança financeira do negócio e de poupança de recursos. Com isso, se obterá uma estimativa das necessidades futuras de recursos e/ou como e quando será aplicado o excedente de caixa.  

A inexistência de uma gestão financeira eficaz de uma companhia leva à insustentabilidade, gerando problemas como buscar crédito no mercado ou “rolar” pagamentos de fornecedores e prolongar dívidas, que geram um círculo vicioso chegando até à falência.    

Portanto, veja recomendações importantes:  

Tenha seus números 
Dados são primordiais para o sucesso, então, é essencial fazer um detalhamento de todos os gastos e ganhos da sua farmácia.

Busque rentabilidade
A procura por um melhor retorno em sua empresa pode se dar de várias formas, com redução de preço de compra de medicamentos e outros produtos ou aumento da venda.

Saia de ciladas 
Em caso de endividamento, é fundamental ter um plano de ação para sobreviver a esse percalço. Se a situação for grave, os cortes também terão que ser drásticos. Ocasionalmente, é bom recuar para se fortalecer.

Use a inteligência 
A busca de redução pode estar nos mais variados locais, aí a relevância do olhar clínico do empreendedor. Muitas vezes, os problemas financeiros nascem da falta de percepção de gastos errados e desnecessários, lembrando que os desperdícios são despesas e custos utilizados de maneira descuidada em atividades que não agregam valor.   

Gostou dessas dicas? Aproveite para colocá-las em prática, pois em julho tem mais. A ANB Farma está sempre trabalhando para fortalecer a sua farmácia.

Compartilhe: