08 de janeiro de 2019

Aproveite a sazonalidade para aumentar as vendas da sua farmácia

Aproveite a sazonalidade para aumentar as vendas da sua farmácia

Ficar atento à sazonalidade é imprescindível para potencializar as vendas. De acordo com a Farmarcas, a sazonalidade dos produtos interfere nos hábitos de compra, por isso é muito importante prestar atenção nas épocas do ano e nas mudanças que podem acontecer na preferência dos clientes para aumentar o ticket médio da farmácia e incrementar os resultados.  

Segundo a Farmarcas, estações bem marcadas como o inverno e o verão são ótimas para ampliar a saída de itens específicos. Assim, para aproveitar a sazonalidade é necessário fazer um planejamento de compras de acordo com a expectativa de vendas da loja. Por exemplo: ter uma estimativa de compra baseada no ano anterior + a expectativa de crescimento pode proporcionar melhores condições comerciais para adquirir as mercadorias do estabelecimento de maneira adequada e ainda vender mais!  

Uma boa exposição é fundamental para aproveitar o melhor da sazonalidade
A Farmarcas explica que, conforme cada período do ano, o consumidor procura por diversos produtos no canal farma. No verão, a busca por protetores solares, repelentes e hidratantes aumenta. Já no inverno, os inaladores, vitaminas C, antigripais e antitérmicos ganham a predileção dos shoppers.  

Portanto, a disposição correta dos itens no comércio faz toda a diferença, facilitando a compra e otimizando as vendas. Ao conhecer a sazonalidade das mercadorias fica mais fácil de expô-las no PDV. Uma dica dada pela Farmarcas é apostar nos cestões de ofertas que ampliam a visibilidade dos produtos. Além disso, datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, dos Pais e das Crianças também podem ser aproveitadas para incluir os artigos sazonais em promoção.  

Não deixe a sazonalidade passar em branco no seu varejo. Dê destaque aos itens, com maior espaço nas prateleiras ou empilhados de forma criativa próximos às áreas de grande circulação de pessoas. Outra recomendação da Farmarcas é elaborar kits de perfumaria para presentes e colocá-los sobre o balcão.  

Na ANB Farma, você encontra tudo o que a sua farmácia precisa para arrasar nas vendas durante os períodos sazonais. Entre em contato conosco e faça o seu pedido!

Compartilhe: