10 de setembro de 2018

Aposte nos MIPs para as alergias respiratórias durante a primavera

Aposte nos MIPs para as alergias respiratórias durante a primavera

Com a chegada da primavera, algumas pessoas podem sofrer mais com as alergias respiratórias por conta do excesso de pólen liberado pelas flores, típico nessa estação, que aumenta o número de crises ao entrar contato com a mucosa respiratória, provocando a rinite alérgica, por exemplo. 

Por isso, assim como no inverno, é primordial que a farmácia esteja abastecida com os principais MIPs que tratam os sintomas das alergias respiratórias para não perder vendas no período. É importante saber que na cesta de compras do shopper de alergias aparecem diversas categorias como: expectorantes, descongestionantes, medicamentos para garganta, antigripais, lenços de papel entre outros. 

Dessa maneira, é fundamental garantir a presença de todos esses produtos que complementam a aquisição do consumidor. Uma estratégia para ampliar a cesta, é a exposição agrupada dos OTCs no autosserviço, pois, além do público achar os itens correlatos, consegue verificar outros segmentos lembrando de adquiri-los.
 
Alergias respiratórias na primavera: estratégias para incrementar as vendas
A organização dos MIPs, incluindo os direcionados para as alergias respiratórias, fora do balcão é imprescindível para aumentar as vendas do estabelecimento. A categoria de alergias respiratórias deve ser exposta acima do setor de Gripes e Resfriados e a loja ainda precisa disponibilizar uma boa variedade de apresentações para atender às diferentes necessidades da clientela. 

Ao expor, é essencial que os produtos estejam separados por sintomas como: antigripais, descongestionantes nasais, irritação na garganta, tosse e alergia que, apesar de ser outro segmento, tem alta correlação, especialmente, com o sintoma de nariz congestionado, coriza e espirros. Outra sugestão é colocar as marcas de referência no fim do fluxo do corredor e as similares incentivadas ou concorrentes de preço ao lado, todas sempre precificadas. 

O uso dos materiais de PDV também é uma ótima tática para chamar a atenção dos clientes, pois as peças podem mostrar as oportunidades da categoria de medicamentos isentos de prescrição para as alergias respiratórias, desde que seja de uma forma clara e direta, com fontes legíveis e com cores que contrastem com a tonalidade de fundo do material, para garantir a leitura. 

Veja mais dicas para alavancar as vendas da categoria de alergias respiratórias na primavera:
- Garantir o ponto natural no autosserviço bem abastecido, sinalizado e com as variantes das principais marcas;
- Pontos extras com soluções de compra, ou seja, trazendo os itens correlatos;
- Funcionários da loja treinados para auxiliar o shopper na hora da aquisição. 

Além de seguir todos esses passos, conte com a ANB Farma para abastecer o seu estoque para a estação. Trabalhamos com os principais OTCs do mercado para você vender muito mais! 

Fontes: Hypera Pharma|Sanofi

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