O fim do ano está chegando e muitos consumidores estão começando a se preparar para as tão esperadas férias. E nessa organização, as farmácias não ficam de fora visto que oferecem produtos para compor a mala de viagem.
Além de um mix completo, você já parou para pensar o quanto o treinamento da sua equipe é essencial? Segundo Américo José, sócio-diretor do Grupo Cherto, a capacitação dos colaboradores do PDV é algo que deve acontecer o ano inteiro e ser reforçado nessa época.
“É extremamente importante contar com um programa anual de treinamentos e não somente para organizar a loja para o fim do ano”, salienta o especialista.
Principais passos de um bom treinamento
Américo explica que, se a farmácia já tem um padrão, seja de atendimento, vendas, comportamento e definição dos papéis da equipe, basta reforçá-los nesse momento. Vale também, para a temporada, salientar para o time a importância das vendas adicionais dos artigos de perfumaria, além dos kits e cestas que contenham produtos para uso na praia e no campo, itens que, normalmente, não representam uma grande saída ao longo do ano.
“Para isso, é importante esse treinamento, que chamamos de sazonal, porém não podemos fazer dele primordial para garantir os resultados no ano. Assim, reitero a questão de capacitar a equipe o ano inteiro. Na minha ótica, é fundamental trabalhar os 5 passos do atendimento, conectando com as vendas adicionais: sorrir, cumprimentar, escutar, oferecer e agradecer”.
O especialista do Grupo Cherto ainda afirma o quanto é essencial investir em outros fatores como premiações, metas, venda de mercadorias diferenciadas, criação de campanhas próprias da loja e, também, as que são feitas pelas distribuidoras.
“Ter o time bem treinado traz benefícios para todos: o PDV ganha com o aumento das vendas e a fidelização dos clientes, além de ter a oportunidade de mostrar a farmácia para o público que normalmente não a frequenta durante o ano e os consumidores contam com a oportunidade de explorar mais o estabelecimento, principalmente no que se refere à beleza, saúde e bem-estar, vivenciando uma verdadeira experiência no atendimento, obtendo informação e prestação de serviço”, adiciona Américo.
Certo x errado no treinamento da equipe
O sócio-diretor do Grupo Cherto finaliza informando que treinar a equipe, com foco no cliente, é essencial e ainda mostra o quanto é válido deixar claro para os funcionários o que é certo e errado no momento do atendimento, considerando o período de fim de ano. Confira e aplique as dicas no seu PDV:
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